Oi amigos!
Preparei uma lista com alguns dos meus livros favoritos, muitos deles eu me inspirei e me baseei para escrever documentários para o canal, logo, se você gosta dos vídeos, vai gostar ainda mais dos livros!
Já outros me influenciaram diretamente e foram muito importantes para minha formação enquanto curioso crônico e divulgador científico. Espero que eles despertem sua curiosidade tanto quanto despertaram a minha e me provocaram de muitas formas.
Ah! E comprando pelo nosso link você ainda nos ajuda a continuar existindo e investindo na qualidade dos projetos! Vamos lá!
1. Novo guia completo dos dinossauros do Brasil
Nessa obra fantástica e recheada de paleoartes coloridas do incrível Julio Lacerda, Aneli conta a história do planeta e da vida de uma forma cativante e didática, para contextualizar a evolução e a dominância dos dinossauros no planeta Terra de uma forma única! Absolutamente todos os dinossauros brasileiros conhecidos até então estão contemplados nessa obra que inspirou o nosso documentário “Como era o Brasil durante a era dos dinossauros?” Simplesmente imperdível! Ah, e vem com um poster enorme de todos os dinossauros do Brasil!
2. A origem das espécies: A origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida
Os clássicos tem seu valor, não é mesmo? Essa é uma leitura difícil, embora muito recompensadora. Essa obra de 150 anos de idade é considerado um dos livros mais importantes da humanidade, o início de um novo paradigma biológico e existencial pautado no materialismo filosófico. É interessante observar como Darwin não chega a usar o termo “evolução” em momento algum e parte dos pombos domésticos para mudar a história da humanidade pra sempre.
3. A goleada de Darwin
Nesse livro breve e conciso, Sandro de Souza coloca as cartas na mesa quando o assunto é o debate entre darwinismo e criacionismo nas escolas, além de explicar porque os argumentos mais comuns dos criacionistas são totalmente falaciosos.
4. Biologia Como Ideologia
Se os genes controlam os indivíduos e os indivíduos formam a sociedade, os genes controlam a sociedade? É assim que muitos pensam. Mas nessa IMPRESSIONANTE obra de Lewontin, os argumentos a favor do determinismo biológico e genético são desmontados um por um, sendo substituídos por uma versão muito mais sofisticada (e ética) das relações entre biologia e sociedade.
5. Darwin e os grandes enigmas da vida
Conheça Stephen Jay Gould, o cara que me inspirou a pensar como eu penso a biologia e escrever da maneira que eu escrevo. Ele foi um grande paleontólogo e divulgador científico que morreu lamentavelmente jovem, mas deixou conosco o legado de um brilhantismo inesgotável na forma de ensaios curtos sobre a história da ciência e da vida. Nesse livro, ele discute por exemplo, porque Darwin demorou tanto para publicar sua teoria, entre muitos outros casos curiosos.
6. A falsa medida do homem
Essa possa ser talvez a obra mais meticulosa e importante de Gould, nela, ele revisita os dados obtidos por alguns dos cientistas que defendiam a eugenia, na época do racismo científico, quando negros e indígenas sequer eram considerados humanos por muitos pesquisadores, e suas injustiças e crueldades sofridas, justificadas pela sua inferioridade biológica. Gould desmonta esses argumentos um por um, com muita precisão para mostrar que essas pesquisas eram objetivamente enviesadas, passando dos testes de QI até as medições de crânios.
7. Vida maravilhosa
Aqui, Gould fala sobre a explosão cambriana, o grande evento de diversificação e complexificação ecológica e anatômica na passagem do pré cambriano para o fanerozóico, mais de 540 milhões de anos atrás, contando a história da difícil interpretação de alguns dos fósseis mais bizarros do planeta: os encontrados em Burgess Shale. Essa foi a obra que popularizou para o publico geral o conceito de explosão cambriana.
8. A grande história da evolução
Eu me lembro de ter lido esse livro pela primeira vez no ensino médio, talvez no terceiro ano, ajudando na minha decisão de me tornar biólogo. Richard Dawkins tende a ser um cara determinista em certos aspectos, tendo uma famosa richa com meu autor favorito, Stephen Jay Gould, que não podiam ver a biologia e a evolução de duas maneiras mais diferentes! É aí que mora o valor de Dawkins: ele apresenta uma visão diferente e única da nossa história nesse livro, contando-a de trás pra frente e promovendo encontros com nossos irmãos biológicos no planeta Terra! Outro livro que inspirou um documentário no canal! (4,5 bilhões de anos em 50 minutos: A grande história da evolução)
9. O maior espetáculo da terra
Nessa obra fascinante, Dawkins revela alguns dos mecanismos mais incríveis da evolução biológica, de uma maneira intrigante e extremamente didática, recomendo fortemente para aqueles que estão em dúvidas sobre a evolução ou simplesmente querem entende-la do começo em toda a sua maravilha!
10. O universo elegante
Este é um livro sobre os principais paradigmas que regem hoje nosso entendimento da física: a relatividade geral e a mecânica quântica. A questão é que cada uma funciona em uma escala da matéria, a primeira nas grandes escalas e a segunda no mundo de dentro dos átomos, mas ambas são incompatíveis. Isso provavelmente significa que por mais que ambas funcionem, ambas estão erradas e o santo Graau da ciência é uma explicação que satisfaça esses dois universos.
11. Bilhões e bilhões: Reflexões sobre a vida e morte na virada do milênio
Outro livro que li durante o ensino médio e o primeiro de Carl Sagan, outro divulgador que influenciou muito não apenas a maneira com que vejo o mundo, como também a forma como escrevo, sendo considerado por muitos o maior divulgador científico do século XX. Em seu último livro escrito, ele debate questões acerca da vida e da morte e do significado dos imensos números que abordamos na astronomia.
12. O mundo assombrado pelos demônios
Afinal, o que é ciência? De onde vem sua autoridade? O que significa dizer que determinado conhecimento “é científico”? Porque tantas coisas querem adotar uma roupagem científica, as chamadas pseudociências, como a astrologia? Essas são as questões enfrentadas nessa obra famosa, de forma respeitosa e leve, mas com conclusões profundas acerca da ciência e da existência.
13. Cosmos
Cosmos é mais conhecido como o título da série apresentada por Carl Sagan na década de 80, mas é também o nome de um dos livros mais amplos da literatura da divulgação científica, passando por alguns dos fatos mais absurdos e fascinantes conhecidos pela ciência, das maiores até as menores coisas, da história do universo até a história da exploração espacial.
14. Uma breve história do tempo
Porque o espaço e o tempo são a mesma coisa? Como buracos negros funcionam? Essas são as perguntas respondidas pelo livro mais famoso de Stephen Hawking, um dos nomes mais importantes da história da ciência, um gênio capaz de comunicar suas ideias com uma simplicidade impactante.
A partir de agora, separei algumas das minhas obras preferidas que infelizmente não tem versões em português, mas não perdem seu valor por isso!
15. After Man: Zoology of the future
Eu entrei em contato com essa obra muito antes de comprar o livro, quando tinha 10 anos de idade e procurava na internet sobre animais extintos, quando acabei me deparando com um conceito intrigante: os animais do futuro profundo de Dougal Dixon. Nesse mundo, 50 milhões de anos depois do presente, novos ecossistemas e novos animais se estabeleceram. Vale a pena pela história, mas também pela beleza das páginas! Um dos livros mais bonitos que já vi.
16. Rare Earth: Why Complex Life Is Uncommon in the Universe
Essa é a obra que me fez me apaixonar pelo Peter Ward, um dos meus autores favoritos atualmente! Esse paleontólogo é tido como um dos pais da astrobiologia, que antes era apenas ficção científica e hoje é uma área na intersecção entre a biologia e a astronomia, com a descoberta de milhares de planetas fora do sistema solar. Aqui ele defende a ideia de que talvez, o universo esteja infestado de vida, mas microbiana, enquanto vida complexa deve ser algo extremamente raro, entenda o porquê.
17. The Life and Death of Planet Earth
Em sequência ao seu incrível trabalho “Rare Earth”, Ward explora o futuro da Terra e seu tempo de vida, da formação até sua destruição, localizando a era dos animais em um intervalo de cerca de 1 bilhão de anos no ciclo de vida de 12 bilhões de anos do nosso Sol, descrevendo passo a passo o que pode estar acontecendo com nosso planeta na medida em que o futuro profundo se desenrola, desde a morte dos animais e plantas até uma segunda era das bactérias e a morte do último ser vivo.
18. A New History of Life: The Radical New Discoveries about the Origins and Evolution of Life on Earth
Nunca li um livro que descrevesse com tanta paixão e de forma tão concisa sobre alguns dos eventos mais importantes na história da vida. Ele não só conta a história da vida na Terra de forma muito coerente e organizada, como foca em algumas das novas descobertas que atualizaram nossa forma de ver a evolução biológica, sendo indicado tanto para quem acabou de chegar nessa discuss
19. The Zoologist’s Guide to the Galaxy: What Animals on Earth Reveal About Aliens–and Ourselves
Essa é talvez a melhor obra de astrobiologia que já li, pau a pau com “Rare Earth”, mas essa é especial por me fazer ter a sensação de estarmos falando dos alienígenas mais estranhos enquanto abordamos os animais da Terra, afinal, podemos não ter muitos exemplos de vida para extrapolar como ela poderia ser em outros planetas, mas temos pelo menos um MUITO BOM: a vida no nosso planeta. A partir dela, descobriremos quais podem ser os traços mais úteis para animais fora da Terra.
20. Locked in Time: Animal Behavior Unearthed in 50 Extraordinary Fossils
Esses serão os 50 textos curtos mais impactantes da sua vida: as histórias de alguns dos fósseis mais impressionantes e improváveis que existem, capturando comportamentos de animais extintos, como a reprodução de duas tartarugas, uma antiga creche de megalodons, uma babá psittacosaura, um pterossauro e um peixe que morreram juntos, entre muitos outros, além das artes sempre maravilhosas de Bob Nichols acompanhando cada um dos capítulos.
21. First Steps: How Upright Walking Made Us Human
Nunca imaginei que algo tão básico como ficar de pé pudesse ser tão fundamental e pudesse promover tantas mudanças na nossa biologia. Essa obra oferece um olhar atualizado (coisa rara na paleoantropologia) sobre a evolução dos seres humanos, a partir da perspectiva do nosso bipedalismo. Nossa história como você nunca viu!
22. The Rise and Fall of the Dinosaurs: A New History of a Lost World
Para quem gosta de dinossauros, essa é uma das obras mais interessantes e recheadas de informações importantes, contando a história da evolução e diversificação desse grupo como nenhum outro livro jamais contou! Do meio do triássico até o fim do cretáceo muita coisa mudou no planeta Terra enquanto os dinossauros dominavam, essa é a sua história!
23. The Rise and Reign of the Mammals: A New History, from the Shadow of the Dinosaurs to Us
Na sequência do livro anterior, temos a história dos mamíferos, que por tanto tempo moraram nas sombras dos dinossauros até passarem a dominar o mundo, uma história que remonta mais de 200 milhões de anos até o dia de hoje, com foco no Cenozoico, a era dos mamíferos que vivemos até hoje.
24. Otherlands: A Journey Through Earth’s Extinct Worlds
Poucos livros tem o poder de te transportar para o passado do nosso planeta como esse. Se não fosse impossível ler de olhos fechados, eu certamente fecharia os olhos para imaginar os mundos fantásticos que são descritos por Thomas Halliday em ordem temporal, do mais recente ao mais antigo. Com tom descritivo e emocionante, ele conta histórias de antigas paisagens perdidas no tempo.
25. The Walking Whales: From Land to Water in Eight Million Years
Poucos animais despertam nosso interesse e fascínio como os cetáceos, as baleias e golfinhos. Talvez porque sejam os maiores animais que já existiram, ou talvez por serem tão diferentes a o mesmo tempo tão semelhantes a nós, como os mamíferos que são. Sua jornada evolutiva é tão extraordinária que beira o psicodélico. Nesse livro, entenderemos como em menos de 10 milhões de anos, algumas das espécies chave no entendimento da evolução dos cetáceos viveram e morreram.
26. Neandertal, nosso irmão: Uma breve história do homem
Minha primeira sugestão é uma das melhores leituras que fiz nos tempos recentes, o livro que baseou o documentário “A vida dos neandertais”. Depois dele, minha visão sobre os neandertais e sobre nós mesmos, nunca mais foi a mesma! De arrepiar.
27. Ascensão e reinado dos mamíferos: das sombras dos dinossauros até nós
Os humanos são herdeiros de uma dinastia que reina no planeta há quase 66 milhões de anos, sobreviventes de cataclismos de fogo e eras glaciais: os mamíferos. Nossa linhagem inclui tigres-dentes-de-sabre, mamutes-lanosos, tatus do tamanho de um carro, ursos três vezes mais pesados que um urso-pardo, roedores inteligentes que sobreviveram ao Tyrannosaurus rex e outros tipos de humanos, como os neandertais. Na verdade, a humanidade e muitos dos adoráveis mamíferos com quem partilhamos o planeta hoje – leões, baleias, cães – representam apenas uma fração dos sobreviventes de uma árvore genealógica extensa e surpreendente que foi podada pelo tempo e pelas extinções em massa. Mas a pergunta que não quer calar é: como exatamente chegamos aqui?
Muito obrigado por acompanhar até aqui!
Lembrando que comprando qualquer livro pelos links disponibilizados aqui, você ajuda o canal financeiramente! Compartilhe com seus amigos e boa leitura!